segunda-feira, 7 de abril de 2014

Olhos Puxados

 
Cultura estranha de gente esquisita.
Entre as estranhezas há muita genialidade, e como bem sabemos, talento de sobra. Minha jornada ao mundo oriental começou longe, antes de venerar Jackie Chan (fazendo aniversário hoje, parabéns) na sessão da tarde. Começou com esses animes randomicos que passavam na tv, quando meu pai me deixava ver escondido fullmetal alchemist ou quando passava sakura, hamtaro e todos esses que todo mundo conhece e reconhece que gosta. Anos e anos passados, parei de tentar chegar em casa mais cedo pra ver a tv globinho e aos poucos parei de ver animes. Tempos depois, já no rumo da cinefilia, não tinha como ignorar as produções asiáticas. E foi nelas que encontrei meu interesse e voltei com tudo pra cultura dos olhos puxados.
Oldboy pode ainda não estar conhecido, mas assim que sair o remake com o Samuel L Jackson de kimono e moicano loiro, provavelmente vai gerar uma certa repercussão. Mas não vamos prestar atenção nele agora.
Ao contrário da impressão maior,  esses longas não são absurdos nem exagerados. São extremamente bem feitos, planejados num ritmo muito bom. São dignos da minha palavra preferida, são viscerais. Então se você tinha preconceitos até agora, é bom abandoná-los nas próximas linhas.
Oldboy foi o primeiro filme da trilogia da vingança que vi, consequentemente não foi o ultimo.
Impressionada com o Min-sik Choi (ator de Oldboy), acabei procurando outros filmes dele e me deparei com I Saw the Devil.
Bem, se existe uma coisa que eu concluí é que não se deve irritar um asiático, principalmente um coreano. O primeiro tinha me deixado sem palavras, mas esse. Esse me fez escrever.

A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena.
Então sim, o filme começa com nosso diabólico serial killer querendo entrar em ação, procurando sua próxima vítima. Só que, é claro, não contava com a astúcia do marido da mesma. Nisso começam as investigações e a tentativa de aplacar a sede. Por um lado de sangue, por outro de justiça.
O jogo de tensão que se cria entre esses dois é tão forte que se tem defeito ali eu não consegui parar pra observar. Mas até onde se pode ir pela justiça, querendo uma moeda por outra, sem que se macule ou se perca? O que é o demônio maior aqui? O cinismo absurdo e sanguinário do psicopata, ou a prisão sem saída que se torna toda essa busca por vingança?
Violencia e crueldade, raiva. Isso é I Saw The Devil. A caça, busca incessante e implacável por um acerto de contas, pela satisfação de vingar alguém querido. As cenas são fortes, mas prepare o estômago e tente encarar. Se existe um filme bem feito sobre esse tema, é esse.

Todo mundo conhece o Studio Ghibli,  Miyazaki e suas animações adoráveis. Então pois é, vamos falar de uma animação. Na verdade queria falar sobre muitas, mas acabou não sendo tão difícil escolher apenas uma.
http://ocanimeblog.files.wordpress.com/2012/02/hotarubi-no-mori-e-d.jpg
hotarubi no mori e
Achei que nada ia me fazer chorar como o Túmulo dos Vagalumes ou o Shinkai, mas daí aparece esse curta. Guardarei pra sempre esses 45 minutos no fundo do coração.
É a história de uma garotinha que se perde na floresta dos espíritos e uma amizade inusitada formada lá. Acho que a máxima é justamente mostrar a simplicidade do amor. A dor e a beleza da palavra e do conceito mais controverso da vida. 
Achei que iria conseguir falar mais, mas só rende suspiros. Só posso dizer mesmo que vejam. A profundidade e o impacto de revelar esses pequenos segredos do universo que moram entre o piscar a respiração é mesmo sem mais palavras.
Preparem os lenços e os sentimentos.
Um abraço.

4 comentários:

  1. Kawai aline sama!
    Mas visceral não seria algo ruim? Digo, vem de vísceras e isso lembra matança DD:
    Mas enfim, um ótimo texto. Vale lembrar que esse segundo curta é genialmente simples mas maravilhoso! É uma boa recomendação para qualquer fã da indústria cinematográfica!
    Dois abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Maico c:
    E depende! Visceral vem sim de vísceras, mas o sentido a que me apego é justamente o de ser de verdade, intensamente intenso, com as tripas mesmo kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não é algo bom, quer dizer
      VÍSCERAS SAINDO NÃO É ALGO LEGAL. Acho eu.
      Mas enfim, o texto é simples e interessante. Dá vontade de ler toda hora!
      Depois faça sobre o Eren u__u

      Excluir
  3. ELAS NAO TAO SAINDO CALMA
    kkk, farei eu acho
    c:

    ResponderExcluir