terça-feira, 31 de julho de 2012

Por que ler um bom livro sempre faz bem, Sete então..

Comecei a ler As Crônicas de Gelo e Fogo a mais ou menos uns dois meses. Estou no terceiro livro, é gigante, um monstro!
É mesmo uma leitura de fôlego, mas uma coisa eu digo: vale a pena.
Por onde começar? Bem, todos os elogios e comentários que vocês ouviram é verdade.
Sou obrigada a concordar com cada crítica nas orelhas dos livros,  não vejo muito o que acrescentar então vou mostrar a que eu mais gostei;
"As Crônicas de Gelo e Fogo traz em seus livros personagens de uma complexidade jamais vista, capaz de fazer você odiá-los ou amá-los em poucas páginas. Acredito que a obra de George R. R. Martin transcendeu limites lendários e mostrou-nos que ainda hoje os livros podem se tornar obras de arte cuidadosamente produzidas."
Concordo plenamente, é um livro intenso e rico em detalhes sem conseguir ser entediante. Nunca se sabe como a história vai se desenrolar, é surpreendente. Incrível.
Se se sentir perdido com os acontecimentos, lugares ou personagens, não desanime. Você não é o primeiro, nem será o ultimo. Por isso tio George foi mais que esperto e fez um mapa e um guia com as casas e seus integrantes.
Ah sim, quanto ao sexo que rendeu alguma polêmica; Tem sim muita descrição de sexo, então vou só citar a resposta do autor numa entrevista que li: "Você pode escrever a descrição mais detalhada e mais vívida de um machado penetrando um crânio e ninguém diz absolutamente nada para reclamar disso. Mas, se escreve uma descrição igualmente detalhada a respeito de um pênis penetrando uma vagina, recebe cartas de gente dizendo que nunca mais vai ler o que você escreve. Mas que diabo é isso? Um pênis penetrando uma vagina traz muito mais alegria para o mundo do que um machado penetrando um crânio."
Polêmicas a parte, vamos reconhecer que esse baixinho do mal é um gênio. E convenhamos, pra 7 livros daquela grossura fazerem tanto sucesso, tinham mesmo que ser bons.
É uma daquelas histórias que vai tomar sua vida, uma vez mergulhando nela é sem volta, Westeros e cada morador vai ser como um conhecido seu pra amar, odiar e por aí vai.
Mas pra quem mesmo depois de toda a propaganda ainda não vai encarar a leitura, tem sempre a série que passa na HBO, o que vale mesmo é não perder "a melhor história de fantasia desde que Bilbo encontrou o anel".

Nenhum comentário:

Postar um comentário