domingo, 29 de abril de 2012

Submarine

O oceano tem 9,65 km de profundidade.
Indicado e passado pelo Gato da Laje, que não é o Batman. É um filme muito fofo. Submarine conseguiu superar minhas expectativas que já eram altas desde que meu amigo comentou e li algumas críticas. Seguindo todos os preceitos das comédias indies sucesso de temporadas, como Juno, Pequena Miss Sunshine, Minhas Mães e Meu Pai e 500 Dias Com Ela, ainda me lembra O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, só essas indicativas já são provas de que o filme vale a pena.
Submarine realmente submerge no quotidiano de um adolescente, Oliver Tate. Entre peripécias, dramatismos e opções, a história leva-nos a três capítulos diferentes da vida do jovem neurótico. Nestes o amor, a doença, a separação e o perdão são os temas presentes, mas nunca tratados de um modo regular ou totalmente trágico. Há sempre uma mecha de comicidade ou sátira, um certo humor negro subentendido, uma linearidade interrompida pela confusão proporcionada pelo tom aleatório e irónico da vida. Uma confusão de sensações, sentimentos e ideias, às quais não podemos ficar indiferentes ou dificilmente ficaríamos. Há o tratamento de problemas reais e tristes de uma forma divertida e exemplar.
A trilha sonora foi composta por Alex Turner (do Arctic Monkeys). Alex interpreta todas as canções em tom de baladas intimistas deliciosas e que só aumentam a simpatia do filme.
Os atores também merecem meu reconhecimento e elogio, a atuação é exemplar. Vestem com perfeição a pele de cada personagem proposta. A fotografia é linda. Concordo com a última critica que li: "A verdade é que os defeitos neste filme, que sugere algo afundado ironicamente, quase não são identificáveis. Submarine cumpre muito bem a missão a que se propôs. Leva na sua bagagem um mundo incrivelmente complexo e completo, digno da vida real." Realmente recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário